Semana em Memória das Vítimas do Holocausto

Integrado no projeto da Semana em Memória das Vítimas do Holocausto, de 27 de janeiro a 3 de fevereiro, decorrem no AEPA sessões de cinema, palestras e exposições. “Recordar para não esquecer” ou “O retrato absoluto da maldade humana”: é assim que nas BE sempre assinalámos o dia 27 de janeiro, dia da libertação do campo de extermínio de Auschwitz e símbolo maior do horror.

As duas primeiras palestras na Biblioteca da ESLFB evocaram a memória de Aristides de Sousa Mendes, herói tantas vezes esquecido. A primeira foi proferida pelo seu neto, o ilustre António Moncada Sousa Mendes, que nos deu o privilégio de o ouvir e receber e nos trouxe o seu livro  Aristides de Sousa Mendes. Memórias de um Neto. A professora Paula Ferraz terminou a sessão, sublinhando a importância da consciência e o peso da injustiça na vida de Aristides.

Na segunda palestra, a escritora Ana Cristina Luz, autora de Aristides, o Semeador de Estrelas, contou de forma emocionada a história do diplomata português, prendendo a atenção das duas turmas presentes.













Comentários